12 de janeiro de 2012

Industrys S&P 500 - um olhar diferente ao índice

O índice S&P 500 é composto por 10 Industrys, tal como pode se verificar no site standardandpoors. Existem 2 sistemas de classificação: o ICB e o GICS. A principal diferença entre os dois está nas suas subdivisões. Eu sigo o ICB por ser o mesmo que é utilizado na Europa.

Deixo um quadro comparando os 2 sistemas. As percentagens do peso que cada Industry possui no S&P 500 não estão actualizadas. Essas percentagens dizem respeito ao dia 2 de Abril de 2010, portanto com quase 2 anos. Mais abaixo, quando começar a analisar cada Industry, será possível comparar o peso actual com o peso nessa data. Bastante curioso.


Normalmente analiso as sete principais, excluindo a Telecommunications, Utilities e Basic Materials. O peso que elas possuem no referido índice é muito pequeno (2,82%-3,67%-3,61% respectivamente). Além disso, os segmentos de mercado de Telecommunications e Utilities estão demasiados estáveis e regulados para achar atraente investir neles.

O S&P 500 está a negociar junto da importante zona de resistência dos 1306/1295 pontos e acima da agora zona de suporte dos +-1265 pontos. De onde pode vir a ajuda para os 1295 serem superados, e quem mais pode arrastar o índice para o suporte?

Industry Technology (19,02% market value). Vem fazendo sucessivos highers highs desde Agosto de 2011 e está a penas 6% dos máximos de 2011.
Neste momento está perto de uma forte zona de resistência e de uma LTD com um ano de existência. Apesar de ter espaço para mais subidas, pode existir uma pequena correcção a estes valores. Tem um gap por fechar 2% abaixo dos valores actuais.
Exemplo de cotadas: AAPL, INTC, MSFT, ORCL

gráfico semanal 2007-2012

gráfico diário
Industry Financials (14,02%). A Industry que mais Market Value perdeu nos últimos 2 anos.
Os seus gráfico estão bastante parecidos com os que deixei a semana passada do Supersector Banks. Pode estar a construir um largo fundo arredondado, e está neste momento junto da neckline e da média móvel de 200 dias. Potencial de crescimento grande, mas também será normal uma correcção perto destes valores.
Exemplo de cotadas: BAC, WFC, JPM, C, GS.

gráfico semanal 2007-2012

gráfico diário
Industry Oil & Gás (12,29%) A que mais Market Value conquistou nos últimos 2 anos.
Os seus gráficos estão muito idênticos ao S&P 500, mas com alguma atraso. Sucessivos highers lows nos últimos meses e com uma zona de resistência a obrigar ligeiras correcções. Pode estar a fazer um interessante triângulo ascendente. Apesar de ter boa margem de valorização, devido à zona de resistência pode voltar a corrigir ligeiramente.
Exemplo de cotadas: XOM, CVX, HAL.

gráfico semanal 2007-2012

gráfico diário
Industry Health Care (11,79%) A 2ª Industry que melhor evolução tem tido nos últimos meses. Negoceia a apenas 3% dos seus máximos históricos (alcançados em 2011). Esta semana quebrou uma LTD de longo prazo. A semana passada formou uma divergência negativa entre a cotação e o RSI, aliviou ligeiramente e voltou a acelerar. Sem motivos para os longos fecharem posições.
Exemplo de cotadas: JNJ, PFE, MRK, AMGN

gráfico semanal 2007-2012
gráfico diário

Industry Consumer Services (11,17%) Mais uma Industry muito forte nas ultimas semanas. Vem fazendo sucessivos highers lows, a semana passada consegui mesmo furar uma importante resistência e assim deixar um novo higher high. Grande espaço a norte para continuar a evoluir.
Exemplo de cotadas: AMZN, EBAY, DIS, MCD

gráfico semanal 2007-2012

gráfico diário
Industry Industrials (10,89%) Outra Industry com gráficos muito idênticos ao S&P 500, podendo mesmo existir igualmente a referencia a um H&S invertido. Uma das que "acordou" mais tarde, mas com os touros cheios de força. Ontem fechou acima de uma possível resistência, com uma vela muito interessante. Boa grande margem de evolução, com os indicadores ainda fora da zona de sobrecomprados.
Exemplo de cotadas: MMM, GE, BA

gráfico semanal 2007-2012

gráfico diário
Industry Consumer Goods (10,72%) Outra Industry com gráficos muito idênticos ao S&P 500, sendo possível referir igualmente um H&S invertido já activado. Desde  o inicio de Outubro vem fazendo sucessivos highers highs e higher lows. Existe uma ténue divergência negativa entre a cotação e o RSI. Está a +-3% dos máximos de 2011.
Exemplo de cotadas: F, KO, PG

gráfico semanal 2007-2012

gráfico diário
Resumindo: todas as Industrys continuam com boa margem de evolução e sem terem grandes sinais de inversão. No entanto, as 3 Industrys com maior peso estão junto de resistências que podem motivar alguma correcção. Neste caso, será importante as suas linhas ascendentes e/ou o ultimo mínimo relativo não ser quebrado.

Caso estas consigam superar as suas barreiras, o S&P 500 pode valorizar de uma forma bastante interessante. Tudo aponta que as subidas ainda não tenham finalizado, mas pode arrefecer um pouco nos próximos dias, como que recuperando energias.

4 comentários:

  1. Paubo

    Obrigadinho por esta excelente análise, com sumo de boa qualidade...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. do melhor que vi ate hoje, ao mínimo pormenor, parabéns, grande analise

    ResponderEliminar
  3. Obrigado aos dois.

    Fazer este tipo analise é bastante demorada e exaustiva. Tentei resumir o mais possível cada subdivisão.

    Normalmente acompanho e gosto de analisar, principalmente para perceber qual a Industry que está melhor posicionada. Depois vou aos seus sectores para perceber qual o que está a dar melhor sinal e finalmente tento perceber a cotada que está com melhor aspecto.

    ResponderEliminar
  4. Excelente análise!!
    Descobri este blog há pouco tempo, mas já sou um fiel seguidor!

    ResponderEliminar