17 de fevereiro de 2012

Exercício 1 - o resto da história

Quero agradecer a participação de todos neste desafio. É uma rubrica interessante, que acabou por ter menos adesão do que esperava, mas com boa qualidade de respostas.

Eu lancei este desafio por um motivo. O gráfico que coloquei, apresenta bastantes semelhanças com o cenário actual. Apenas existe uma ligeira diferença, importante, mas que não podia revelar: o volume. Já vão perceber.

O gráfico com o desafio foi este:

gráfico diário
As várias respostas foram estas:


  • SR_Reis
Apesar do volume ter vindo a diminuir e as velas mostrarem alguma incerteza, a verdade é que o RSI não desarma. Numa situação destas não entraria curto.
A minha bola mágica diz que está a consolidar durante alguma sessões para continuar a subida.
Tenho algumas dúvidas, pois depois de cortar a resistência ela desceu ligeiramente e aí ouve um aumento do volume que levou o papel um pouco para cima, mantendo-se em cima de resistências agora suporte durante algumas sessões, o que por si é um dado significativo.
  • Michael
Eu aguardaria um pullback à zona de importante resistência apontada a vermelho (agora suporte), o RSI está em zona sobrecomprada e seria bom que aliviasse um pouco, os volumes a diminuir indicam talvez indecisão o que também poderá levar a um teste desse suporte para depois ganhar nova força para norte.
Relativamente ao ADX é um indicador que não costumo analisar como tal não vou comentar este indicador embora me pareça que já tenha esticado um bocado. Esqueci-me de mencionar que me parece um flat top, com volume a diminuir mais um sinal de quedas.
  • ZECATRECA
Eu entrava longo com stop um pouco abaixo dessa tua linha vermelha. 

Razoes: possível chávena ;)

Target...prós confins das nuvens(calcular). :P
  • J Alves
Nesse gráfico destaco vários pontos:


- RSI está a aliviar, o que lhe está a fazer bem e isso não impede dele mostrar força.

- Foi quebrada uma zona de resistência importante, o que é um sinal importante;´
- O volume está a diminuir o que dá a entender uma certa consolidação.
Face a isto a entrada só podia ser longa




O gráfico é do S&P 500, do período entre Abril e Dezembro de 2010. O fraco volume dizia respeito ao período de Natal, o que pode realmente alterar a analise. Mas não podia revelar a data...

gráfico diário entre Abril e Dezembro de 2010
Reparem nas semelhanças:
  • a zona de resistência dos 1227/1229 (2010) é equivalente à zona dos 1296/1285 pontos (2011)
  • Indicadores esticados e mesmo sobrecomprados, quer tendenciais, quer osilatórios. Em 2010 ainda existiu uma pequena correcção. Agora nem isso.Será apenas nos 1370?
  • ligeiras divergências negativas
  • volumes dentro da sua média
  • nos últimos dias também existiram velas de indefinição.
gráfico diário de Abril de 2010 a Fevereiro de 2012
Isto origina novo desafio ;), mas real e actual. Eu continuo longo, mas com os stops mais apertados do que habitualmente. Venho reforçando sempre que existe um ligeiro aliviar. Provavelmente perto dos 1370 fecho tudo. 

1 comentário:

  1. Sinceramente e para além da AT, acho que os indices corrigem quando o acordo da ajuda à Grécia for confirmado. Sell in the news (pelo menos das outras vezes foi assim).
    Aproximamo-nos dos máximos de 2011, duplo topo?!

    ResponderEliminar