18 de março de 2013

PSI 20 - será uma bandeira de alta?

Ultimamente tenho andado afastado de análises ao PSI 20, tal como às suas cotadas. No entanto, o mês de Março tem sido interessante para o nosso índice. Por este motivo regresso ao nosso país...

O PSI 20 tem um pormenor de linhas de tendência muito interessante e que provoca sempre interessantes debates. Por norma eu tenho os meus gráficos em escala logarítmica, apesar de por vezes gostar de observar a escala linear. 

Ora o PSI 20 possuía uma LTD de longo prazo nesta escala(com 5 anos de existência, apesar do afastamento de zonas de toque) que não chegou a ser confirmada na minha usual escala (faltou a famosa 3 zona de toque). No entanto este pormenor coloca claramente em questão a tendência de muito longo prazo descendente. O primeiro sinal foi dado nesta questão de LTDs e o segundo na quebra da zona de resistência junto dos 5 700 pontos.
gráfico semanal 2007-2013 escala linear
gráfico semanal 2007-2013 escala logarítmica
A correção sofrida no mês de Fevereiro no PSI 20 permitiu a formação de uma LTA de médio prazo, com 8 meses de existência. Em esperava um pullback aos +-5 740 pontos, mas esses valores não foram atingidos.

Esta desvalorização pode igualmente ter proporcionado a formação de uma possível bandeira Bullish. Reconheço que ela é questionável, principalmente por causa do 1º toque no dia 5 de Fevereiro, mas fica o desenho e a sua possibilidade. O seu target é atirado para os +- 7 000 pontos, bem acima da importante e próxima zona de resistência dos +-6 600 pontos.

gráfico diário
A quebra da recente LTD e/ou linha descendente superior da bandeira deve levar o índice pelo menos a testar os recentes máximos alcançados.

As fronteiras a vigiar nas proxima sessões estão bem definidas: 6 350 pontos e os +- 6 000 pontos. Caso este quebre pode mesmo acontecer o pullback aos 5 740 pontos, referidos no início desta análise.

Sem comentários:

Enviar um comentário