10 de abril de 2013

S&P 500 - será mesmo um topo?


A última análise que escrevi relativamente ao S&P 500, no passado dia 29 de Março, foi realizada através das suas Industrys. As minhas observações finais foram:
  • Tal como acima referi, a Industry da energia tem sido excelente a antecipar movimentos do S&P 500. Caso ela quebre a LTA, pode levar consigo as outras Industry que também apresentam essas linhas de tendência ascendente de médio prazo. Perdas de 4% podem levar o S&P 500 novamente para baixo ou pelo menos para perto dos 1 530 pontos.
  • Por outro lado se o possível H&S invertido da mesma Industry for ativado, juntamente com o potencial da Financials e Industrials, os míticos 1 600 pontos podem ser o próximo objetivo dos touros enfurecidos. Curiosamente este valor fica muito próximo do target da figuras Bullish visíveis nos gráfico de 1 e/ou 4 horas que deixei no início desta analise...
  • No meio disto tudo, estou extremamente curioso com o comporto do atualmente neutro peso pesado Tecnhology. O que podem implicar os seus 20%? 
Durante essa semanas tivemos o índice a visitar os 1540 pontos, depois as tais LTAs terem sido quebradas, deixando um interessante Hammer na passada sexta feira. Essa vela provocou nova visita ao máximos nestas duas primeiras sessões.
gráfico diário
O gráfico diário pode estar neste momento a formar um padrão Bearish, uma Broadening Ascending. Aliás esta figura também é bem visível no gráfico de 4 horas em futuros ou CFDs. A sua projeção é de +-35 pontos, o que atira o target para os +-1507 pontos. Curiosamente estes valores marcam o inicio de uma importante zona de suporte.

Nas minhas constantes trocas de opinião com os outros colunistas do blogue, referi com insistência o que me fazia virar para posições curtas. Uma vela diária vermelha com dimensão superior a 1%. Apareceu uma na semana passada. Assim eu aguardava com bastante ansiedade uma nova visita a estes valores.  Aqui pretendia (ou pretendo...) começar a abrir posições curtas preparando a carteira para a nova, aliás possível, tendência de curto/médio prazo. No entanto existem alguns fatores que me deixam desconfiado se temos mesmo um topo a ser formado.

É importante referir neste ponto os volumes. Eles vêm diminuindo durante este primeiros 3 meses do corrente ano, o que pode significar alguma distribuição. No entanto, também é verdade que isso é normal em longas tendências ascendentes...A acompanhar esta evolução, os indicadores tendências e oscilatórios estão em modo neutro, diluindo praticamente as divergências negativas que eles vinham apresentando.
gráfico de volumes
O gráfico de 4 horas apresenta algumas carateristicas técnicas bastante interessantes e que serão um precioso auxilio para perceber se temos mesmo o famoso topo. 

Tal como referi é visível a Broadening Ascending (linhas vermelhas). Dentro dela formou-se um pequeno H&S invertido, já ativado e mesmo atingido o seu target. Aqui começam as minhas desconfianças...

Basicamente esta nova visita permite formar praticamente na perfeição um novo range, isto é, um novo retângulo. Ora eu desconfio sempre muito dessas figuras a constituírem topos. Dificilmente acredito neles...
gráfico 4 horas CFDs
A projeção deste retângulo é igual à referida Broadening. Com o S&P 500 encostado a valores históricos é dificíl acreditar nos 1608 pontos como target. Confesso que tenho essa dificuldade! Ainda por cima não existindo dados macroeconómicos importantes esta semana

Resta aguardar algum sinal neste time frame de perda de força. Ele será dado caso os 1560 sejam quebrados de forma consistente em cash. 
gráfico 1 hora cash
Outro fator que me faz ter algumas reservas em quedas para valores perto dos 1500 é o VIX. Ele continua a negociar abaixo dos 15 pontos. Enquanto ele não negociar acima da importante zona dos 15/20 pontos, dificilmente existem novas quedas superiores a 1%.
gráfico semanal
gráfico diário
Resumindo: eu já comecei a abrir posições curtas, mas não estou 100% convencido do seu sucesso. Caso os 1 560 sejam quebrados o cenário melhora, mas os stops estão acima da linha dos 1 575 pontos.

Para quem negoceia o gráfico de 4 horas ou mesmo de 1 hora, existe uma fase de negociação bastante importante, entre as nossas 17 horas e as 18h30. Tem dados sinais muito interessantes de força e que marcam o rumo do dia seguinte. Vamos ver como será hoje...

Nas próximas sexta e segunda feira os bancos americanos, JPM, WFC e C, começam a apresentar resultados nesta nova vaga de Earnings. Pode chegar nesta altura a força que define as próximas semana.. 

Vou tentar deixar uma nova análise à Industry Financials, ao seu setor bancário e a estas três cotadas até ao dia 12 para tentar perceber o que pode vir a surgir.

Sem comentários:

Enviar um comentário